27 de maio de 2013

Passatempo do 4º Aniversário do "O Meu Refúgio Culinário!",.....


A todos aqueles que me visitam, tenham um bom dia. Espero que tenham passado um bom fim-de-semana e que tenham aproveitado para estar com quem mais vocês amam.

Bem, até me sinto nervosa em vos escrever estas palavras. Mas aqui vai,...em alguns posts atrás já vos tinha dito, que algumas surpresas iriam acontecer, e aqui estou para anunciar uma dessas SURPRESAS.

Pois bem, venho então por este meio anunciar, que ficam desde já todos convidados, para a grande festa, aqui no “O Meu Refúgio Culinário!”

O mês de Junho está a chegar e quero convosco festejar. A festa será grande, pois comemora-se não 1, não 2, mas sim 3 aniversários. São eles o meu aniversário (14 de Junho), o aniversário do meu casamento (28 de Junho) e o aniversário do meu blog (30 de Junho). Por isso, não falta motivos para festejar e com vocês quero as velas apagar.

Depois de 2011, ter lançado um desafio da caça ao morango, que poderão ver aqui, em que apenas 4 pessoas participaram e eu FIQUEI MESMO MUITO TRISTE, hoje trago-vos um passatempo, mas com prémio para quem ganhar. O objectivo é trazerem-me um bolo, para esta grande festa e os ingredientes deixo ao vosso critério e gosto, apenas quero que me surpreendam e participem (pode ser receita bimby ou tradicional).

Este passatempo será super fácil e têm 1 mês para poderem participar. Não têm desculpa alguma, para não participar, ok?
Mas como em qualquer passatempo há regras, senão não há piada nenhuma!




Então as regras são as seguintes:

1 – Serem seguidores do meu blog.
2 – Anunciarem no vosso blog este passatempo que decorre aqui, anexando o link e a foto de cima que está a anunciar este passatempo.
3 – Fazerem um bolo ao vosso gosto e tirar foto, partilhando a receita nos vossos cantinhos, explicando para que efeito é.
4 – Todos sem excepção poderão participar, mesmo que não sejam residentes em Portugal.
5 – Fazer like no facebook da empresa A Metalúrgica (e já digo porquê) e partilharem este passatempo no vosso face.
6 – Fazer uma frase, em que têm que utilizar “O Meu Refúgio Culinário!” e A Metalúrgica.

** Para participar, basta neste post comentar a informar e deixarem o link da vossa receita aqui, ok?! No dia 01 de Julho anunciarei os vencedores (escolhidos por mim). Cada um poderia mencionar qual o prémio que prefere,...Obrigada!

Depois de tudo isto, serão escolhidos 3 vencedores. Sim 3. O 1º vencedor, ganhará uma fantástica forma da empresa A Metalúrgica, o 2º vencedor ganhará um frasquinho de Especiaria Semente de Cardamomo Verde e o 3º vencedor terá a oportunidade de criar-me um facebook e alterar o fundo do meu blog (mais concretamente a foto) com o meu gosto, claro está. Todos os participantes irão receber um livro, com todas as participações, que poderão guardar ou imprimir.



1º Prémio 





                                                2º Prémio 






Bem espero que todos participem, pois terei muito gosto em festejar aquela que será minha e vossa festa!!



Beijinhos e boa semana,....

Mary Soliani

23 de maio de 2013

Lasanha de Soja,......



Bom dia a todos,

Hoje trago-vos mais uma experiência, que resultou na perfeição!

Quando fui ao Workshop da Orquídea (podem ver aqui), fiquei de olho na Lasanha de Soja que ela fez. Porquê? Perguntam vocês! Simplesmente porque nunca tinha experimentado fazer ou comer soja (até hoje). Já tínhamos cá em casa provado leite de soja, mas sinceramente não gostamos, podia ser da marca, ou do próprio sabor, o que é certo, é que não gostamos muito. Mas fiquei a salivar pela lasanha que a Orquídea fez e não descansei até a fazer cá em casa. E minhas amigas (os), se o leite detestamos, a lasanha simplesmente adoramos. Será para repetir certamente, pois todos achamos que tinha um sabor maravilhoso.


   Ingredientes:

   400g de Soja Granulada (uma embalagem)
   Cebola, Alho e Tomate Fresco
   Azeite
   Molho de Soja
   Polpa de Tomate
   Pimenta
   Noz-Moscada
   Queijo Ralado
   Massa para lasanha (Fresca ou Seca)
  
        Preparação:


    Comece por demolhar a soja em água. A soja duplicará de tamanho em

   alguns minutos.  Comece o refogado com azeite, cebola e alho picados. Para libertar o óleo essencial do alho não se esqueça de espalmar o alho antes de o picar. Quando o refogado começar a alourar junte o tomate picado em pedaços. Deixe cozinhar até o tomate ficar bem mole. Acrescente a soja. Se tiver água em excesso retire antes. Acrescente polpa de tomate e molho de soja a gosto. Tempere com pimenta e noz-moscada a gosto.  Deixe cozinhar tapado por cerca de 15 minutos. Prove para verificar o tempero. Se for necessário rectifique.  Comece a montar a lasanha.
      Primeiro passe um pouco de azeite em todo o refratário. Para espalhar use um pincel de cozinha ou um pouco de papel de cozinha. Coloque as primeiras placas de lasanha de forma a cobrir todo o fundo. Se usar massa seca, escalde a massa em água quente antes. Mesmo que seja a que não precisa de ser pré-cozida. Isto vai evitar que fique demasiado dura. Por cima coloque um pouco de queijo ralado. Coloque a soja já cozinhada em cima. Vá fazendo camadas até ter terminado toda a soja ou atingir o topo do pirex. Quando atingir o topo coloque uma última camada de massa. Regue o topo com natas (podem ser natas vegetais) e por cima coloque uma camada abundante de queijo ralado. Polvilhe com oregãos. Leve ao forno pré-aquecido a 170º. Está pronta quando o queijo estiver todo derretido e dourado. Se gostar de algo mais crocante deixe tostar um pouco o queijo.
    


Nota: Se quiser reduzir aos custos opte por comprar aparas de queijo ou se não houver pedaços de queijo de barra comum, rale em casa. O preço por quilo cairá em alguns casos para menos de metade.


Bom apetite!


(Receita Transcrita, conforme o Blog da Orquídea Pires - Criatividade em Movimento ).

*** Desta forma e com esta deliciosa Lasanha, participo assim na festa e no convite da Margarida, podem ver e participar aqui. A Margarida faz 2 anos que tem o seu blog e todos vamos festejar com ela, este aniversário. ***

Olhem só para este aspecto!






Passo-a-passo,....











Este foi o Molho de Soja e a Polpa de Tomate que utilizei,…






A embalagem de soja que comprei, foi esta,….






Aqui, a soja, já temperada,…a acabar de cozinhar!







Pronta para ir ao forno!






Com muito queijo ralado,….






                                    Pronta para saborear. São servidos?





Meninas (os), experimentem, pois vão simplesmente adorar,….

Beijinhos e bom fim-de-semana!

20 de maio de 2013

Bolo de Mel da Beira Baixa,....

Bom dia a todos,....

Hoje trago-vos uma receita de um bolo magnífico e muito saboroso. A receita, vem no livro da Popota, " Sabores de Natal da Popota!" Este livro, estava à venda à dois anos (acho eu) no Continente. As receitas são super fáceis de fazer e pelas fotos, todas elas deixam-nos de água na boca.

Utilizei uma das formas da A Metalúrgica, a forma da borboleta (linda). A empresa A Metalúrgica, que já vos tinha falado aqui, agora já tem disponível loja Online. Para poderem adquirir uma destas formas, basta clicar na imagem da A Metalúrgica, que se encontra disponível do vosso lado direito, no meu blog. Ao clicar na imagem, serão logo direccionados para o site deles.

Ingredientes:

4 Ovos
300g de Açúcar (puz só 200g)
60g de Mel
Canela q.b.
4 dl de Leite
150g de manteiga
200g de Farinha
10g de Fermento

1. Bate os ovos com açúcar, junta o mel e a canela, adiciona o leite, a manteiga derretida e a farinha peneirada com fermento aos poucos.
2. Bate tudo muito bem.
3.Leva a cozer o preparado numa forma untada com manteiga em forno aquecido a 160º durante 45 minutos.
4. Polvilha com açúcar em pó. 

* Receita transcrita, conforme o Livro da Popota!



Ficou uma deliciosa borboleta,...




Esta receita é simples e fácil de fazer, por qualquer pessoa,....





Fica um cheirinho super delicioso na cozinha,...






E de sabor,......têm mesmo de fazer esta receita. Só assim saberão que estou a falar verdade!





Beijinhos a todos e boa semana!!

16 de maio de 2013

Tarte de Morangos, com Creme de Pasteleiro em Massa Folhada - World Baking Day,....


Bom dia a todos,

Mais uma semana quase a chegar ao fim, não é verdade? 

No dia 19 de Maio,comemora-se o World Baking Day
. A ideia e a esperança são que cada vez mais pessoas façam bolos, bolachas, sobremesas. E assim para comemorar esse dia, deixo-vos assim o convite para que todos se juntem nesta iniciativa, a fazer um bolo e que o partilhem no vosso blog. "O World Baking Day é isso mesmo, juntos todos na cozinha para fazer um bolo, assim ganhámos coragem e estamos a adocicar o mundo."

Como tal, aqui fica a minha participação (mesmo com muita tristeza minha, de não ter recebido o kit do World Baking Day) para este dia e para se preparem para o fim-de-semana, recomendo vivamente esta tarte deliciosa de morangos. 


Ingredientes:


1 Placa de Massa Folhada

Creme de Pasteleiro (eu comprei aqueles saquinhos de creme pasteleiro, basta juntar um bocadinho de água e açúcar e fica pronto. Compra-se em qualquer loja de artigos para bolos)

Morangos q.b.


Preparação:


No dia antes de servir a tarte, coloquei a massa folhada no forno, durante uns 15 a 20 minutos (até folhar/crescer).

Depois de acabar o tempo, desliguei o fogão.

No dia seguinte, preparar o creme de pasteleiro e cobrir toda a massa folhada.

Decorar com morangos. E et voilá,…



Querem mais simples que isto? 




Fresca, deliciosa e super fácil de fazer.




Quem mais se junta, nesta iniciativa?




Espero que se juntem a mim e partilhem este dia com todos,....




Beijinhos e bom fim-de-semana!!!

13 de maio de 2013

Parceria - A Metalúrgica Bakeware Production SA,....

Bom dia a todos,...

Hoje é dia 13 de Maio, dia da Nossa Senhora de Fátima. Para mim este dia tem um encanto especial, pois faz precisamente 6 anos, que a minha filhota Inês, deu a primeira gargalhada, o primeiro sorriso a dobrar. Foi maravilhoso, guardo esse dia como se fosse hoje, amo-te imenso filha!!

Bem, mas eu hoje também quero anunciar mais uma parceria. Uma parceria fantástica que há muito queria partilhar com vocês, mas como eu e a minha Inês temos andado doentes, só hoje é que tenho oportunidade de partilha tudinho,...

Então é assim, há duas semanas convidaram-me para visitar as instalações desta empresa ( A Metalúrgica Bakeware Production SA).  Como é bem perto onde moro e trabalho, não resisti e aceitei o convite. Tenho duas horas para almoçar e aproveitei ir mesmo à hora de almoço (pois assim não tinha que faltar ao trabalho,lol). Fiquei maravilhada com as instalações, é uma empresa magnífica e para quem é mulher e gosta de cozinhar, é um verdadeiro delírio. Pois visitar uma empresa que faz todo o tipo de formas para bolos, é sem dúvida o sonho de qualquer mulher, que adora fazer sobremesas, não acham??

"Com origem em 1896, A Metalúrgica Bakeware Production SA é uma empresa centenária que mantém o seu cariz de empresa familiar. Há mais de 115 anos que esta empresa tem servido de suporte à rica e variada indústria de pastelaria, começando primeiro em Portugal e expandindo, nos últimos 35 anos, por todo o mundo.

Tem como missão superar as expectativas dos clientes quanto à qualidade do produto e tempo de resposta, demonstrando competência e criatividade na concepção e produção de formas para bolos e de tabuleiros para a indústria de pastelaria e panificação.
Com elevado grau de profissionalismo, ética e integridade, A Metalúrgica compromete-se com os seus clientes, fornecedores e colaboradores visando alcançar a sua plena satisfação ao mesmo tempo que promove a melhoria contínua dos seus produtos e serviços. "

Fui recebida pelo Sr. Pedro Mariano Cancelo, desta empresa. Desde já quero agradecer-lhe pela sua simpatia e disponibilidade, para uma visita guiada às instalações. O Sr. Pedro amostrou-me uma parte da produção e eu fiquei maravilhada com tudo. Pois é indescritível, todo o processo e realização destas formas, que depois nos podem chegar às mãos. Nem imaginam a quantidade de formas que eles comercializam, as formas e feitios que têm. Em conversa, até lhe disse, que se eles abrissem as portas por um dia só que fosse, seria a loucura total, para quem gosta, tal como eu, de cozinhar,....

Não vim, de mãos abanar e eis então algumas formas, que gentilmente o Sr. Pedro Cancelo me ofereceu,...






















São formas úteis, da melhor qualidade que poderá haver e lindas,....

Quem as quizer comprar, pode entrar em contacto com a própria empresa, deixo-vos em infra os contactos:






Pessoal não se esqueçam de fazer um like, na página desta empresa familiar excelente: https://www.facebook.com/AMetalurgicaBakewareProductionSA, temos que tentar ultrapassar os 600 likes, ok?!

Para quem quizer, está a decorrer um passatempo no forum bimby4all (no qual sou moderadora) e o prémio é uma destas formas. Daqui a dias, haverá também, um passatempo aqui no blog e tem tudo a ver com esta empresa, não deixem de seguir aqui "O Meu Refúgio Culinário!"

Beijinhos e boa semana!!




7 de maio de 2013

Cocktail de Chã de Rooibos Aromatizado com Frutos do Bosque, com Amoras, Morangos e Uvas - IT Tea By Jugais,....

Boa noite a todos aqueles que me visitam!!

Não tarda nada, haverá um passatempo aqui no blog, estejam atentos, pois haverá prémio.


"Tendo em conta que os dias longos e as noites curtas e quentes se aproximam, e que a bebida é um bem essencial para satisfazer uma das necessidades básicas do ser humano, gostaríamos de o desafiar a na categoria de ice-tea, coktails de chá, sumos naturais com chá, entre outros que possam surpreender pela cor, textura, sabor e frecura!
Escolha o tema com o qual se sinta mais identificado e diga-nos com a qual vai participar.
As melhores receitas serão publicadas de imediato no nosso site com a referência do blog autor da receita. A receita que mais maravilhar o júri da IT, será referência de uma das nossas newsletters do mês de Maio."

E é desta forma que aceito o desafio proposto pela IT-Tea By Quinta de Jugais. A parceria que tinha-vos amostrado aqui.

Assim sendo, não resisti e desta vez empenhei-me ao máximo. Espero estar à altura do desafio proposto.


Ingredientes:

Amoras
Morangos
Uvas
Limão
Gelo
Cenoura (apenas um bocadinho)
Açúcar
Corante Verde
Chã de Rooibos Aromatizado com Frutos do Bosque

* "Um chá sofisticado e único, uma mistura de sabores e de sensações que é quase sacrilégio perder. Da África do Sul para a sua mesa, o rooibos contém um elevado nível de antioxidantes e é uma fonte saudável de vitaminas e minerais
Sem cafeína, reforça o sistema imunitário, promove uma pele,dentes e ossos saudáveis, é excelente no tratamento de tensão nervosaalergias e problemas digestivos
Quente ou frio, é uma experiência deliciosa e um autêntico elixir da vida."

Preparação:

Previamente fazer o chã, conforme as indicações da própria embalagem e deixar arrefecer completamente (eu coloquei depois um bocadinho de açúcar).
Com um limão passar pelas bordas do copo, para poder colocar o açúcar (** conforme  foto em infra).
De seguida, colocar numa malga um bocadinho de açúcar com corante (utilizei verde) e com muito cuidado passar o copo pelo açúcar, de forma a que este fique colado apenas pela borda do copo.
De seguida, partir as frutas aos bocadinhos e colocar no fundo do copo, juntamente com o gelo.
Cobrir o chã por cima das frutas e saborear!
Simples, rápido e super fácil de fazer.
Et voilá,...


Olhem só para este pormenor, na borda do copo,....ah?! Que tal?!




                                 Fica um cocktail colorido, de frutas, super delicioso.





A minha Inês adorou,...





Este foi um dos chãs, que ainda não tínhamos experimentado,....e surpreendeu-nos mesmo,....





O aroma delicioso ao abrir a caixinha, é simplesmente maravilhoso!!!






A cenoura, foi utilizada, apenas para fazer feitio de uma flor, juntamente com o morango,...




Acho que descobri a minha vocação, fazer cocktails,...lol,.....





De todos os desafios, este foi o mais marcante,.....adorei imenso fazer esta bebida,......ofereço este copo a todos aqueles que me visitam e brindo a toda equipa da minha parceria It-Tea By Quinta de Jugais,......





Espero que tenham gostado,...

Beijinhos a todos e até breve!!!


2 de maio de 2013

Cubinhos de Tamboril, Embrulhados em Fiambre e Queijo,....

Bom dia a todos! Esse feriado correu bem? Espero bem que sim!

Chegaram a ir ao Pingo Doce? Ah pois é, não havia os 50%, nem 75% de desconto, mas havia os 25% (folheto da semana). Eu aproveitei e já fiz as minhas compras do mês. Poupei 25€ e ainda acumulei 8€ em cartão Pingo Doce, para descontar na gasolina. Nem tudo, está perdido....

Agora sim, parece que estamos na Primavera, não é verdade?

Bem, hoje trago-vos, mais uma experiência que saiu na minha cozinha.

Acho que estou a conseguir o objectivo que idealizei no início do ano. Já tinha comentado, que no início do ano, idealizei que teria que ter mais atenção à nossa alimentação e que queria novas experiências culinárias. E acho que estou a conseguir, o pessoal lá de casa é que nem sempre vai nesta cantiga, mas enfim!

Quando no outro dia fui ao Mini-Preço, ver as promoções, houve uma embalagem, que me chamou a atenção, eram Cubinhos de Tamboril. O tamboril é um peixe caro (agora tudo é caro), mas é super delicioso e super macio. Como vou a casa sempre à hora do almoço, descongelei esta embalagem e à noite foi só preparar o peixinho e forno.

Ingredientes:

1 Embalagem de Cubinhos de Tamboril (para a próxima trago 2)
2 Fatias de Queijo
2 Fatias de Fiambre
Aneto Folha - Ervas Aromáticas Espiga (estava receosa com esta especiaria, mas adorei).
Alho e Jindungo Tropical - Espiga
Sal q.b.
3 a 4 Batatas Médias

Preparação:

Numa malga, colocar um bocadinho de óleo (se preferir coloquem azeite), polpa de tomate, as especiarias e o sal.
Colocar os Cubinhos de Tamboril num pirex, embrulhados em pequenas fatias de queijo e fiambre.
Descascar as batatas e partir ao meio. Colocar-las à volta do peixe.
Por fim, regar com o molho, por cima do peixe e das batatas envolvendo muito bem.
Levar a forno pré-aquecido a 180º, durante uns 35 a 40 minutos.
Servir assim, ou então, servir com uma salada ou arroz branco.
Nós preferimos, servir com salada.


Muito fácil e rápido de fazer,....






tudo preparado para ir ao forno,...




E o importante é que tanto o maridão como a filhota, não reclamaram e comeram tudo.




Aqui, ainda sem a salada,....




Ficou uma delícia. O fiambre fica tostadinho e o queijo derretido, simplesmente divinal,...



Para a próxima compro 2 embalagem e faço, pois soube a pouco...

Espero que tenham gostado, nós iremos repetir concerteza!!

Bom fim-de-semana,...

P.S. Não se esqueçam do passatempo que decorre no forum bimby4all. 
E brevemente, novidades por aqui também,...aguardem!!!

Um Até já,....

Olá  meus   queridos  ♥    Por diversos motivos, irei estar ausente quer aqui no blog, quer nas redes sociais!! Tenho recebido muitas mensa...